WhatsApp Business: como criar um bom relacionamento com o cliente via app

Pedro D'Angelo
WhatsApp Business: como criar um bom relacionamento com o cliente via app

O WhatsApp Business já se consolidou no Brasil como uma ótima ferramenta para empresas se comunicarem com consumidores. O que isso significa para as empresas e como usar o app para criar um bom relacionamento com o cliente? É disso que vamos falar agora!

Agora ficou mais fácil para qualquer empresa se comunicar com seu cliente. De forma gratuita, as empresas podem criar um perfil no app de mensagens. O aplicativo já está disponível para smartphones Android e conta com algumas diferenças em relação à versão original do app. Antes de conferir e começar a trabalhar no relacionamento com o cliente por lá confira nossas dicas.

Por que usar o WhatsApp Business

Quando o WhatsApp chegou no Brasil, ele rapidamente foi se tornando o aplicativo mais popular do país. Em todas as ondas da nossa pesquisa sobre uso de apps no Brasil, o app de mensagens é o mais citado pelos brasileiros. Utilizado por milhões de pessoas, atualmente, 63% dos usuários de smartphones brasileiros têm o WhatsApp em sua homescreen. De acordo com nossa última pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o app é o líder da lista, bem à frente do segundo colocado, o Facebook (49%).

Em nossa pesquisa sobre mensageria, quando perguntados sobre a frequência do uso do WhatsApp no Brasil, 92% dos usuários ainda afirmou utilizar o app todos os dias. E melhor que isso! 75% dos usuários declaram que gostariam de se comunicar com marcas e empresas através do app.

Diante de números como esses, como não valorizar o WhatsApp como um ótimo canal para se comunicar com o consumidor?

Benefícios do WhatsApp Business para empresas

Antes de mais nada, o WhatsApp Business vem como uma ótima opção para se relacionar de forma clara, ágil e eficiente com os clientes. Isso tudo através de um canal já muito querido pelos usuários.

As possibilidades de vantagens do aplicativo são inúmeras. Ele pode ser um canal facilitador de vendas, servir para atender dúvidas e reclamações e para trabalhar o sucesso do cliente de forma geral. Assim ele pode ser um chat, um SAC e até uma forma de trabalhar e medir a satisfação do cliente de forma geral.

Para os usuários, as vantagens são claras e o WhatsApp Business é usado de várias formas. Uma pesquisa sobre WhatsApp realizada em 2021 pelo Opinion Box mostra que 76% dos respondentes afirmaram que se comunicam com empresas através do WhatsApp e 52% compram produtos e serviços pelo aplicativo. Nesse sentido, apenas 6% não consideram adequada a comunicação entre a empresa e o cliente na plataforma.

Cada empresa, de acordo com seu modelo de negócio, pode adaptar os usos da comunicação pelo WhatsApp Business da forma que fizer mais sentido. Isso tudo sempre pensando no público-alvo.

E o principal benefício real de usar o app nos negócios já está no título de artigo. Criar um bom relacionamento com o cliente é uma forma de melhorar os negócios em vários aspectos. Fidelização de clientes, recorrência nas vendas e uma melhor imagem da marca são só alguns exemplos. Saiba usar o WhatsApp Business e você pode conseguir ainda mais que isso.

Como criar uma conta para empresas

Criar WhatsApp Business é muito fácil. É só baixar o aplicativo na Google Play, instalar e configurar a conta de forma bem parecida com o WhatsApp original. É possível configurar o número fixo da sua empresa no perfil comercial do WhatsApp Business, ou seja, não é preciso ter um número de celular corporativo. 

É preciso passar por algumas etapas de segurança, mas em poucos minutos você cria seu perfil no app. E no Business, ao contrário do WhatsApp tradicional, as empresas podem – e devem – preencher um perfil mais completo. Dá para estabelecer o horário de funcionamento, criar mensagens de resposta automática e preencher dados úteis da empresa, como outros dados de contato.

Cuidados ao usar o WhatsApp Business

É claro que, com uma ferramenta poderosa como o Whatsapp Business, alguns cuidados vão ser necessários.

Primeiro, aproveite o fato de que é um app independente do WhatsApp convencional. Por isso fica mais difícil confundir os contatos pessoais dos profissionais. Pelo mesmo motivo, quem usar o WhatsApp Business precisa adequar também a linguagem ao propósito do app.

Converse pelo app profissional como sua empresa deveria conversar. A linguagem das mensagens deve estar alinhada à da marca, mesmo sendo um canal menos convencional e formal.

Além disso, outro cuidado é em relação à organização. O WhatsApp Business permite que você utilize recursos para organizar e classificar as conversas por tags. Usar essas funções pode ajudar a evitar bagunça com contatos e buscar clientes mais facilmente.

Por fim, vale sempre lembrar que o Whatsapp é um aplicativo de mensagens instantâneas. Isso significa que, no geral, o cliente vai esperar respostas mais rápidas, então cuidado ao deixá-lo esperando. Para resolver isso, use a função de resposta automática que o WhatsApp Business também disponibilizou. Repare que para cada situação descrita o app disponibiliza uma solução simples. Use-as direito para evitar problemas!

Quer falar com seu cliente? Saiba tudo sobre ele antes!

Como já deve ter ficado claro até aqui, criar um bom relacionamento com o cliente é fundamental. Usar ferramentas como o WhatsApp Business traz inúmeras vantagens mas não deve ser usado de qualquer forma.

Para falar de forma eficiente de verdade com o cliente, você precisa saber tudo sobre ele antes. Primeiro, precisamos pensar se o cliente realmente quer conversar com você por um novo meio. Criar um canal de comunicação dá trabalho e requer uma boa gestão do meio, então não baixe o WhatsApp Business apenas por baixar.

Pergunte ao seu cliente quer conversar pelo WhatsApp, como ele prefere ser atendido e avalie se vale a pena usar esse canal. Essa é só mais uma das informações que você precisa ter para oferecer um serviço de qualidade para o cliente, do início ao fim. Na dúvida, faça uma pesquisa! Informação sobre o que o cliente pensa nunca é demais.

Aqui no Opinion Box, nós já utilizamos o WhatsApp Business. Por isso, se quiser tirar dúvidas sobre pesquisas de mercado, solicitar um orçamento ou saber mais sobre nossas soluções em pesquisa de mercado, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp para (31) 98934-6478.

E se quiser saber mais sobre o uso do WhatsApp e de outros apps pelo brasileiro, confira nossas pesquisas em parceria com o Mobile Time. Temos dados exclusivos sobre o uso de apps no Brasil e sobre apps específicos de mensagem. Baixe os materiais e se prepare para conversar e construir um ótimo relacionamento com seu cliente.

Também poderá gostar de: